Lenda: O Pássaro de Fogo / Texto

               Conta-se que, em tempos que se foram, nos limites da Mitologia com a História, uma princesa indígena, belíssima, filha de valoroso soberano, e um jovem de tribo guerreira contrária, apaixonaram-se irredutivelmente. Aumentou por isso a rivalidade, entre os silvícolas e, de modo notório, atiçou feroz oposição dos  caciques. Jamais o primeiro daria consentimento para o enlace de sua querida
filha, com um inimigo de seu povo, embora fôssem valiosos os presentes do noivo e, conforme os oráculos, sinceras suas afirmações de amor. Estabeleceu-se em consequência, intransponíveldivisa, entre as terras ocupadas pelas duas tribos, terras dos atuais municípios de Cariacica e da Serra.
                Acontece, porém, que não há trincheiras, para o amor. Conseguiram os apaixonados o concurso de uma ave misteriosa que, em horas determinadas,  os conduzia a dois cômoros fronteiros, dos quais se podiam avistar. Então, a índia cantava e a delícia da sua voz chegava ao eleito do seu coração. O íncola retribuía aquela saudação afetuosa, com a improvisação de um estribilho.
                 Continuaram, assim, naquele idílio incomparável, até que chegou ao conhecimento do cacique a fuga romantica de sua filha. Foi o bastante, para que reunisse os oráculos e conseguisse, de um feiticeiro, a intervenção de uma fada, que transformou os apaixonados em pedra, nos referidos cômores. Estes se elevaram e constituíram dois montes lendários e belos, importantes, no litoral capixaba: - o Moxuara, a princesa, em Cariacica, e o Mestre Álvaro, o príncipe, na Serra.
                 Compadecida, porém, de um destino tão cruel, a fada concedeu aos enamorados uma trégua, na rigidez de suas posições. Anualmente, na passagem de São João, recuperam, de modo invisível, a forma humana primitiva: juram fidelidade e presenteiam-se, com valiosas jóias e outros mimos.
                  Além disso, transformada em bola- de- fogo, a ave amiga é a mensageira, entre aqueles noivos eternos. Transporta-lhes as juras de amore os presentes, que atestam siinceridade infinita.
                  É o motivo por que, - afirmam os entedidos, - à noite de São Jõao, uma bola-de-fogo passa, no céu, e vai do Moxuara a Serra, e vice-versa. É a viagem do fogo, e descrever no espaço a eternidade do Amor.


                                                                                                                    Maria Estela de Novaes

4 comentários:

  1. Que bom esse registro sobre a lenda do Pássaro de fogo, no amor às origens de minha cidade de Cariacica, nas marcas de meus antepassados, os povos indígenas. Parabéns! Agradeço pela partilha!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir